quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Em entrevista para Revista Carta Fundamental - Edição de dezembro de 2009, Ricardo Azevedo fala da forma como a cultura popular é identificada pelas crianças.

"Ocorre que a escola é muito voltada à um conhecimento técnico e costuma ignorar outros modelos culturais. Em um País que tem 70% de pessoas semi-analfabetas, milhares de brasileiros estão mergulhados na cultura popular. Quando uma criança filha de analfabetos chega à escola, é levada a pensar que seu pai e sua mãe não sabem nada afinal não sabem Língua Portuguesa, Geografia, História etc. Ora, eles têm toda uma cultura popular, riquíssima! O pior, essa criança pode passar a desprezar os próprios pais. Por outro lado, o conteúdo ensinado na escola é composto de princípios abstratos, informações impessoais e técnicas. Os temas da vida concreta não fazem parte do currículo. Talvez o desinteresse da maioria dos estudantes seja ligado a isso. Creio que a escola deveria estar muito mais atenta a questões como essas." 




Nenhum comentário:

Postar um comentário